Essa atividade é indicada para o 5º ano do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo o entendimento da acentuação em palavras oxítonas.

Para isso, é necessário retomar conceitos como sílaba tônica e classificação das palavras de acordo com a tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas).

Aproveite antes o trava-língua para se divertir com a turma, levando-os a compreender a importância do acento no caso das palavras presentes neste trava-língua (SABIA- SÁBIA- SABIÁ).

Feito isto há uma lista de palavras em que se pede que circulem a sílaba tônica da mesma, todas as palavras da lista são oxítonas, depois que perceberem isso, peça que separem, no caderno, em duas colunas (palavras com e sem acento) e leve-os a perceber que as palavras com acento são aquelas terminadas com A/AS, E/ES, O/OS, EM/ENS. Dessa forma, façam a escrita coletiva da regra.



HABILIDADE:

EF05LP03- Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

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